Lois Lane (revista em quadrinhos)

Lois Lane
Formato de publicação Série mensal (1958-1974)
One-shot (1998, 2014)
Minissérie (1986, 2011)
Personagens principais Lois Lane

Lois Lane é uma revista em quadrinhos que foi publicada pela editora americana DC Comics, tendo a personagem Lois Lane, coadjuvante nas aventuras de Superman, como protagonista de suas próprias histórias. A primeira e mais conhecida versão da revista, intitulada Superman's Girl Friend, Lois Lane começou a ser publicada em 1958 e foi a segunda série dedicada a um membro do elenco de apoio de Superman, seguindo a similar Jimmy Olsen.

Apesar de apresentar tramas pouco notórias, a série se tornaria muito popular durante o período histórico conhecido como "Era de Prata" das histórias em quadrinhos americanas - em 1962, se tornaria a terceira revista em quadrinhos mais vendida nos Estados Unidos, atrás apenas das revistas Superman e Superboy[1] - mas no início da década de 1970, coincidindo com o início da "Era de Bronze" e tentativas de apresentar tramas mais maduras, acabaria sendo cancelada e substituída por Superman Family, uma série dedicada a todo o elenco de apoio do personagem, incluindo inclusive Jimmy Olsen.

Das 137 edições publicadas entre 1958 e 1974, destaca-se a 106ª edição, que em 1970 trouxe a controversa história I Am Curious (Black)!, em que a personagem se transformava em afro-americana por 24 horas e que é vista como um exemplo das primeiras tentativas de se abordar o preconceito racial numa história em quadrinhos. Desde o cancelamento da revista, a personagem não teve uma série regular própria. Em mais de uma oportunidade, edições especiais e minisséries dedicadas à Lois Lane seriam publicadas, de forma bem-sucedida. Em 1986, a enfermeira e escritora Mindy Newell seria responsável pelo roteiro de uma minissérie especial em duas edições intitulada When It Rains, God Is Crying, que somente anos mais tarde receberia atenção da crítica especializada, e em 1998 um novo especial, intitulado Superman: Lois Lane, seria publicado, com roteiro de Barbara Kesel e arte de Amanda Conner.

A demanda por uma nova série protagonizada pela personagem é significativa, e campanhas promovidas por fãs já tentaram motivar a editora a tanto. Em 2011, como parte do evento Flashpoint, uma minissérie em três partes intitulada Lois Lane and the Resistance foi publicada, mas, quando a editora relançaria toda a sua linha editorial após o evento, nenhuma revista com a personagem faria parte dos "Novos 52" - somente em 2014 é que uma edição especial com a personagem seria publicada. The New 52 Superman: Lois Lane ganharia bastante atenção da mídia como um teste para um possível relançamento, que não viria a ocorrer. A personagem segue sem uma série própria desde então.

  1. Miller, John Jackson. «1962 Comic Book Sales Figures». Comichron: The Comics Chronicles. Cópia arquivada em 8 de outubro de 2014 

From Wikipedia, the free encyclopedia · View on Wikipedia

Developed by Tubidy